domingo, 17 de novembro de 2013

PROTETORES PARA TRAQUESTOMA




             No dia 30 de outubro de 2013, por ocasião das atividades comemorativas aos 10 anos do GALA - Grupo de Apoio ao Laringectomizado, conheci o psicólogo José Cruz que também é Laringectomizado Total deste 1998 e usa Prótese Traqueoesofágica (Provox) e por sinal fala muito bem. Foi ele quem ministrou uma palestra sobre “Aspectos psicológicos e qualidade de vida do laringectomizado total”. 
                   Na oportunidade conheci melhor o que é prótese Traqueoesofágica, também conhecida como “prótese de voz” e também pude conhecer, o Provox Adesivo e o Provox HME Sistema que são:


                                     Provox Adesivos

                             
                     São placas de base adesiva Provox que são projetados para manter o Provox cassete HME (filtro), na frente do traqueostoma, e para fornecer uma vedação otimizado para a pele ao redor do estoma.
                       Existem quatro tipos diferentes de adesivos, com três propriedades adesivas diferentes e duas formas diferentes (oval e redonda).










                                  Provox HME Sistema


                 É um permutador de calor e umidade funciona como um nariz artificial, pois após a laringectomia as funções do nariz e das vias aéreas superiores estão perdidas, e o Provox HME Sistema, ajuda a aquecer e hidratar o ar inalado. Ele retém a umidade das vias aéreas que poderiam ser perdidos através da respiração por uma traqueostomia aberta. Como resultado, muitos usuários têm menos problemas com tosse e produção de muco. Isto melhora o sono e a qualidade de vida.
                        O HME Provox cassete facilita oclusão manual do estoma, com a ajuda de um mecanismo de tampa/mola da válvula simples, melhorando assim a expressão, assim como a higiene. Ele é projetado com aberturas laterais, podendo ser discretamente escondido e não havendo possibilidade de manchas molhadas no vestuário.

                                                                                          


















                        
                  Comprei o  Provox Adesivos e o filtro HME Normal   e passei a usá-los, mas continuei usando o protetor de crochê, pois não me senti bem com "filtro" exposto, no entanto posso afirmar que o "filtro" Provox HME é excelente pois tenho me sentido muito bem com menos tosse e a secreção também diminuiu bastante.                                                                              






                        
                  
                            Não posso deixar de falar também no Colar protetor de traqueostoma para banho, equipamento que foi elaborado e patenteado por José Cruz, pois para nos Laringectomizado é um equipamento ótimo para tomar banho e poder lavar a cabeça com segurança e tranquilidade.
                             Na minha publicação de 19 de junho de 2013 "Proteção para Traquestoma", falei de um protetor para banho que eu elaborei usando uma  máscara de nebulização em traquestoma, com o qual eu me sentia seguro, porem hoje eu posso dizer que o Colar protetor de traquestoma para banho é o que existe de melhor e mais seguro.                              





















                                 Tanto o Adesivo, Filtro ou Colar Protetor, poderão ser adquiridos através da:

Atos Medical Brasil Ltda.


info.br@atosmedical.com 

Telefone (11)2305.2022
Fax         (11)2305.2024   
















                           





sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PARTICIPAÇÃO NA AULA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE/RS (UFCSPA).

         
                                Dra. Mauriceia,         Osório,           Mestranda Camila.


•         Professora Dra.Mauriceia Cassol
•         Convidada: Mestranda Camila Gadenz
•         Convidado especial: Osório José Amandio

Aula: Avaliação do Laringectomizado no dia 15 de outubro de 2013 para a disciplina de Patologia e Avaliação da Voz, ministradas para a turma do terceiro ano do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Por meio do recurso do Power Point, a aula foi organizada em slides da seguinte forma: abordagem do conceito da laringectomia, sua causa, e sequelas, a incidência, prevalência e etiologia do câncer de laringe.
Seguidamente, foram abordados os tipos de laringectomia e os aspectos a serem destacados na avaliação. E posteriormente, foi apresentado aos alunos o Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial do Paciente Acometido por Câncer de Cabeça e Pescoço procurando enfatizar os itens importantes e a forma de avaliar.
Durante a explanação do tema foi construído um diálogo com a turma, no qual eram feitas perguntas aos alunos e também esclarecidas suas dúvidas, incentivando a interação professor-aluno e estimulando o interesse da turma sobre o tema.
Por fim, um integrante do GALA (Sr.Osório) foi convidado a relatar sua história durante o processo de doença/reabilitação e a comentar sobre o blog onde descreve sua experiência e de outros integrantes do grupo.                          


                                                                                     
                                              
Osório e alguns alunos.





            Opinião pessoal em relação à participação nas Aulas.

            Este foi o segundo convite da Professora Dra. Mauriceia Cassol e a Mestranda Camila Gadenz, para que eu participasse das aulas e relatasse aos alunos a minha experiência como um Laringectomizado Total.
            Dentro do possível, usando a “voz esofágica”, fiz um relato aos alunos sobre o impacto da cirurgia de Laringectomia e as etapas de reabilitação. Mostrei o que é um “traqueostoma” e quais suas funções, após meu relato as perguntas foram muitas, respondi e procurei ainda esclarecer todas as curiosidades, que também foram várias.
            Tenho que confessar que o convite para participar das aulas,  além de levantar minha autoestima  massageou meu ego, pois me senti útil, tanto para as professoras Dra. Mauriceia e Mestranda Camila, como também para os alunos.
            Não posso deixar de dizer que a iniciativa da Dra. Mauriceia Casol e da Mestranda Camila Gadenz, em ministrarem aulas com abordagem do conceito da laringectomia, suas causas e sequelas, a incidência, prevalência e etiologia do câncer de laringe, é de grande importância para os alunos em fonoaudiologia que irão colar grau na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS (UFCSPA), pois serão profissionais que terão um bom conhecimento em relação aos problemas de voz enfrentado por um Laringectomizado, o que não ocorre com vários profissionais dessa área.
            Outra participação importante da Dra. Mauriceia, ocorre às quartas-feiras nas reuniões do Grupo de Apoio ao Laringectomizado “GALA”, com os alunos do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) que nos orientam com várias técnicas e muito entusiasmo para usarmos e aperfeiçoarmos a voz esofágica.

                        Osório José Amandio