terça-feira, 15 de abril de 2014

DIA MUNDIAL DA VOZ - 16 DE ABRIL


                                               A IMPORTÂNCIA DA VOZ



                        Nós só vamos dar a real importância para voz depois que a perdemos. Eu posso dizer isso com muita convicção, pois há praticamente dois anos, quando foram retiradas as minhas pregas vocais, por causa de um câncer de Laringe, vi o mundo desabar sobre minha cabeça, pois na condição de advogado, fiquei sem uma das ferramentas fundamentais na minha profissão, para poder exercer as minhas atividades.


                        No entanto, hoje com a orientação das abnegadas Fonoaudiólogas do “GALA” Grupo de Apoio ao Laringectomizado e com  muitos exercícios, estou me comunicando com a voz esofágica, porém com algumas limitações e dificuldades, sendo ainda bastante complicado.

                         A voz tem uma grande importância social, pois a voz é o principal meio pelo qual os homens se comunicam entre si. Por esta razão, devemos ter um cuidado especial com a homenageada deste dia.

                        A voz esofágica é uma maneira de falar que substitui a voz laríngea (normal) e é produzida pela expulsão do ar que vem do esôfago, que ao fazer vibrar as paredes esofágicas, forma um som e este som se transforma em sílabas, palavras, frases.
                        É importante ressaltar que não devemos confundir o ar que vem dos pulmões, pois este entra e sai pelo “traqueostoma”, com o ar que vem do esôfago e que entra e sai pela “boca  e nariz”. Hoje nós Laringectomizados temos dois condutos independentes, por essa razão, precisamos aprender a sincronizar a fonação com a deglutição do ar e não como a respiração como era anteriormente.
                                                                




                        Este vídeo é uma manifestação sobre a importância da voz.







sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Melhorando a qualidade de vida.




                           Estou usando desde 10 de novembro de 2013, o Provox cassete HME (filtro), e conforme minha publicação de 17 de novembro de 2013, mesmo usando poucos dias o filtro eu já me sentia muito bem, no entanto passados três (3) meses, eu posso dizer que realmente o uso de filtro Provox é importantíssimo para nos Laringectomizados, pois é um permutador de calor e umidade que funciona como um nariz artificial, ajudando a aquecer e hidratar o ar inalado através da traqueostoma. Também filtra muito bem o ar, impedindo que impurezas entrem para os nossos pulmões, o que pode ser visto nas fotos abaixo.
                           









Este é um filtro sem uso.










                                                                       




O filtro ao lado é com três dias de uso em dias normais.





Este filtro foi usado no dia em que eu coloquei carvão na churrasqueira e assei o churrasco. 

                                       
                                                                                 



                            Depois que passei a usar os filtros Provox a minha qualidade de vida melhorou muito,  pois como pode ser visto nas fotos acima, as impurezas que entrariam para os pulmões são muito bem filtras, entrado somente o ar puro e aquecido. Logo, a tosse que é muito frequente para nós Laringectomizado, para expelir a secreção, diminui muito e é praticamente controlável.
                               Atualmente já estou usando camisetas e regatas, pois o filtro tem aberturas laterais, onde não existe a possibilidade de ficar sem ar ou com manchas molhadas no vestuário.

                           


                                              Eu com minha esposa Marisa.

                             Este ano estive várias vezes nas areias da praia com muita tranquilidade, no entanto, sem me expor nas águas do mar, porém o perigo de entrar água na traqueostoma continua o mesmo, mas o medo que eu tinha ano passado de entrar areia no traqueostoma, hoje praticamente não existe, pois o filtro além de aquecer o ar impede a entrada de areia para os pulmões.


         


                               O Colar Protetor de Traqueostoma para Banho, como eu já tinha dito na minha publicação de 17 de novembro, é o que existe de melhor e mais seguro para banho. Hoje eu posso dizer que a minha condição para tomar banho é excelente, por que além de tomar banho com muita segurança, não preciso inclinar a cabeça como fazia anteriormente, com a preocupação que a água entrasse no traqueostoma. Outro dia eu saí na chuva sem guarda-chuvas, usando o colar bem apertado no pescoço, para ver seu funcionamento, para minha surpresa, foi fantástico, pois a chuva escoria sem molhar o pescoço, não havendo perigo de entrar água no traqueostoma.

                               



Tranquilidade para tomar banho e lavar a cabeça com o Colar Protetor de Traqueostoma.


                                    Nesse dia eu saí na chuva com muita tranquilidade, pois com o Colar bem apertado no pescoço não há possibilidade de entrar água no traqueostoma.



   Tanto o Adesivo, Filtro ou Colar Protetor, poderão ser adquiridos através da:

Atos Medical Brasil Ltda.

info.br@atosmedical.com 

Telefone (11)2305.2022
Fax         (11)2305.2024   





terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO DO "GALA" GRUPO DE APOIO AO LARINGECTOMIZADO EM 11.12.2013.




                        No dia 11 de dezembro de 2013, o Grupo de Apoio ao Laringectomizado “GALA”, realizou nas dependências do Clube Independente de Porto Alegre, um galeto de confraternização entre os profissionais, estagiários, pacientes e familiares para comemorar o encerramento de mais um ano de atividades do Grupo, na ocasião fizemos o tradicional “amigo secreto”.

                        Na condição de paciente, posso dizer que essa integração é importantíssima para nós pacientes, pois enquanto seres humanos somos seres gregários, por outras palavras temos a necessidade de viver em grupo e em contato como outros. O contato e a partilha são duas condições necessárias ao bom desenvolvimento, pois é na integração e contato humano que se fundamenta a vida, e o “GALA” nos proporciona esse integração e contato com outros pares também Laringectomizado, onde trocamos experiências e sentimentos. Essas atividades são sempre acompanhadas e incentivadas  por essas maravilhosas profissionais.
                        Os laços e os sentimentos que se criam, são promotores da autoestima e autoconfiança do Grupo.
                        A seguir algumas fotos e um vídeo que demonstram a integração entre os pacientes e profissionais do “GALA”.


                                     



                                     















































Vídeo do encontro.