domingo, 17 de novembro de 2013

PROTETORES PARA TRAQUESTOMA




             No dia 30 de outubro de 2013, por ocasião das atividades comemorativas aos 10 anos do GALA - Grupo de Apoio ao Laringectomizado, conheci o psicólogo José Cruz que também é Laringectomizado Total deste 1998 e usa Prótese Traqueoesofágica (Provox) e por sinal fala muito bem. Foi ele quem ministrou uma palestra sobre “Aspectos psicológicos e qualidade de vida do laringectomizado total”. 
                   Na oportunidade conheci melhor o que é prótese Traqueoesofágica, também conhecida como “prótese de voz” e também pude conhecer, o Provox Adesivo e o Provox HME Sistema que são:


                                     Provox Adesivos

                             
                     São placas de base adesiva Provox que são projetados para manter o Provox cassete HME (filtro), na frente do traqueostoma, e para fornecer uma vedação otimizado para a pele ao redor do estoma.
                       Existem quatro tipos diferentes de adesivos, com três propriedades adesivas diferentes e duas formas diferentes (oval e redonda).










                                  Provox HME Sistema


                 É um permutador de calor e umidade funciona como um nariz artificial, pois após a laringectomia as funções do nariz e das vias aéreas superiores estão perdidas, e o Provox HME Sistema, ajuda a aquecer e hidratar o ar inalado. Ele retém a umidade das vias aéreas que poderiam ser perdidos através da respiração por uma traqueostomia aberta. Como resultado, muitos usuários têm menos problemas com tosse e produção de muco. Isto melhora o sono e a qualidade de vida.
                        O HME Provox cassete facilita oclusão manual do estoma, com a ajuda de um mecanismo de tampa/mola da válvula simples, melhorando assim a expressão, assim como a higiene. Ele é projetado com aberturas laterais, podendo ser discretamente escondido e não havendo possibilidade de manchas molhadas no vestuário.

                                                                                          


















                        
                  Comprei o  Provox Adesivos e o filtro HME Normal   e passei a usá-los, mas continuei usando o protetor de crochê, pois não me senti bem com "filtro" exposto, no entanto posso afirmar que o "filtro" Provox HME é excelente pois tenho me sentido muito bem com menos tosse e a secreção também diminuiu bastante.                                                                              






                        
                  
                            Não posso deixar de falar também no Colar protetor de traqueostoma para banho, equipamento que foi elaborado e patenteado por José Cruz, pois para nos Laringectomizado é um equipamento ótimo para tomar banho e poder lavar a cabeça com segurança e tranquilidade.
                             Na minha publicação de 19 de junho de 2013 "Proteção para Traquestoma", falei de um protetor para banho que eu elaborei usando uma  máscara de nebulização em traquestoma, com o qual eu me sentia seguro, porem hoje eu posso dizer que o Colar protetor de traquestoma para banho é o que existe de melhor e mais seguro.                              





















                                 Tanto o Adesivo, Filtro ou Colar Protetor, poderão ser adquiridos através da:

Atos Medical Brasil Ltda.


info.br@atosmedical.com 

Telefone (11)2305.2022
Fax         (11)2305.2024   
















                           





11 comentários:

  1. TENHO INTERESSE EM ADQUIRIR UM COLAR COM PROTEÇÃO PRA TRAQUEO.
    TENTEI CONTATO COM O NUMERO ACIMA SEM SUCESSO.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como adiquirir protetores e protetor de banho. Fineza me infor e também valores ficarei muito agradecido!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de informações sobre protetores e também protetores de banhos, assim como valores. Por gentileze me informe na pagina de mensagens minha !

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se uma pessoa que ainda está fazendo tratamento para o câncer, traqueostomizado total, pode fazer uso desse aparelho. Há algum representante na região do Sul de Minas? Como faço para adquirir o produto? Qual o preço?

    ResponderExcluir
  5. Não estou conseguindo achar o preço da caixa de adesivo flexiderm Oval. Quanto está custando?

    ResponderExcluir
  6. gostaria de maiores informaçoens
    email xanda_silva1980@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como eu faço pra adquirir o colar pra banho? Circunferência 49cm, qual o valor? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Sr.Nazareno,comprei o protetor de traqueostomia para o meu marido no mercado livre.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia gostaria de saber como faço para adquirir esse filtro para laringectomizado.Obrigada!Elayne

    ResponderExcluir
  10. Muito bom os comentários que fez o Sr.Jose Cruz pois abriu mais os meus horizontes: pois faz um ano que sou Laringectomizado total e sinto a falta de minha voz, mas ainda não defini a minha prótese e também quero os filtro e mais adequados para mim assim como a escolha da prótese dependo do médico que me atende mas com certeza irei utilizar uma prótese da PROVOX e também os filtros.gostei muito do rapaz que faz a propaganda com a prótese traqueoesofasica PROVOX é também os filtros que usa vou agilizar a minha definição obrigado e aceito mais informações e instruções.

    ResponderExcluir