quinta-feira, 20 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO.




                        Quem é submetido a uma Laringectomia Total, acorda da cirurgia sem voz e respirando por um orifício próximo ao pescoço a “traqueostoma” e isso será definitivo, pois o ar para seus pulmões não passará mais pela boca ou pelo nariz e sim por esse orifício, como também a secreção pulmonar será expelida por ele. 
Quando voltamos para casa, passamos a ter mais consciência do que realmente nos aconteceu, pois o olfato é praticamente nulo e temos que fazer exercícios para voltar a sentir algum cheiro, já o paladar também fica bastante alterado, e há a diminuição da atividade motora do ombro, braço e pescoço. As consequências psicossociais incluem alterações da imagem corporal, alterações na comunicação, alterações das atividades sociais e alteração da autoestima, a impressão é de que o mundo desabou sobre a nossa cabeça.
                              Mas o apoio dos familiares é importantíssimo, pois a família é a base e os pilares para a recuperação. Eu posso afirmar isso, pois alguns dias após a minha volta para casa, quando passei a ter uma real consciência do que havia ocorrido comigo, eu estava sentado na frente da televisão e quando me dei conta às lágrimas estavam escorrendo pelo meu rosto, meu olhar e pensamentos estavam longe do que estava passando na TV, então minha esposa Marisa senta-se ao meu lado me acariciando dizendo: o que é isso, tu tem que ser forte, o mundo não terminou e tu estás vivo e tem capacidade para superar essas pequenas dificuldades. Falou muitas palavras de estímulo, que me fizeram refletir e me animar novamente. A partir deste dia, voltei a me dedicar as minhas pesquisas na internet, leituras etc. Meus filhos também me incentivaram muito, bem como meu pai que está com 96 anos e muitas vezes me dizia palavras de estímulos, pois mesmo com a idade avançada é uma pessoa muito lúcida e positiva. Por esses e outros motivos que eu torno a afirmar que a família é a base, o pilar para a minha recuperação. Foi a minha família que me devolveu o ânimo e a vontade de viver  e  de continuar vivendo, e de repente poder ajudar outras pessoas a superarem suas dificuldades.
                           Pelo incentivo de meus familiares, hoje frequento as reuniões do Grupo de Apoio ao Laringectomizado “GALA” que é um grupo de ajuda mútua, aberto e organizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul e é coordenado por Fonoaudiólogas; Psicólogas; Fisioterapeutas, Nutricionista e são todos voluntários, onde participam também Estagiários das áreas afins. Funciona nas dependências do Hospital Santa Rita dentro do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sendo que as reuniões ocorrem todas as quartas-feiras. Os profissionais que participam desse Grupo são pessoas que sabem levantar a autoestima dos Laringectomizados que participam das reuniões.
                        Eu posso afirmar que as Reuniões do “GALA” também são importantíssimas para recuperação e para levantar a nossa autoestima, pois conta com profissionais abnegados e sempre dispostos a ensinar como melhorar a nossa voz esofágica, bem como a melhora da mobilidade dos braços, ombros e pescoço, que são bastante afetados pela cirurgia. Sem falar na troca de experiências com outras pessoas que passam as mesmas dificuldades de um Laringectomizado como nós.
                        Não podemos esquecer a nossa condição física prejudicada, no entanto, temos a obrigação de tentar todas as atividades que possam nos trazer felicidade, o importante é procurar se sentir feliz.
               Não devemos nos sentir envergonhados, humilhados ou menosprezados por essa situação de vida. Mais do que nunca é preciso superar, e superar-se é manter a consciência da transformação, sem permitir a transformação da consciência.
                        É preciso ter força e coragem para enfrentar o desafio do desconhecido e do preconceito por parte das outras pessoas, também o medo, a vergonha e outros sentimentos que se instalam em nossa mente. É através de uma ocupação e pelo fato de se sentir produtivo, útil, que se consegue dar o primeiro passo para afastar o estado depressivo.
                        Para que consigamos manter uma boa qualidade de vida, é necessário que tenhamos a ousadia de participar de nossas atividades familiares, sociais e laborativas, e muita disposição para enfrentar a curiosidade das pessoas que desconhecem a deformação física causada por uma Traqueostomia, bem como a paciência para explicar o que é um estoma, sua finalidade, e como é a voz esofágica.

                                   Osório José Amandio

2 comentários:

  1. Pai, tenho muito orgulho de você e da força que tens demonstrado.
    Quanto à Marisa, só tenho uma coisa a dizer: “você é um verdadeiro anjo”.
    Amo vocês
    Géssica

    ResponderExcluir
  2. Muito profunda foram as suas palavras, caminhamos pela mesma estrada, o meu problema foi na saída (risos) me desculpe a brincadeira, meu problema foi no reto.
    Só posso afirmar ao senhor que agradeço ao Pai todos os dias pela família que concedestes.
    Um grande abraço.

    Silvio Klinguelfus Jr

    ResponderExcluir