quarta-feira, 19 de junho de 2013

PROTEÇÃO DA TRAQUESTOMA


                                         
     
        Um Laringectomizado tem que ter muito cuidado para tomar banho, pois não pode deixar entrar água no "traquestoma". No inicio para lavar a cabeça eu levava o tórax para frente  e baixava a cabeça e tinha que ter muito cuidado.
       Pesquisei muito tentando encontrar um protetor próprio para banho e não encontrava. Certo dia olhando para uma Máscara de nebulização em traquestoma, achei que a solução estava ali e resolvi comprar uma  e fazer um protetor para tomar banho.
          Hoje eu tomo banho e lavo a cabeça com bastante tranquilidade.


                                                                                                   

Máscara para nebulização em traquestoma
                         


             


                                           
          Além dos cuidados com limpeza da traquestoma, devemos protegê-la usando uma cobertura adequada para proteger-se da entrada de corpos estranhos na traqueia e além de cobrir, disfarça o orifício respiratório. 
               Eu uso esse protetor de crochê, que são feitas pela minha irmã e tenho em diversas cores. 


 







 



Pode ser usado também um lenço.

              





















2 comentários:

  1. Osório.
    Lhe conheci hoje no almoço do GALA, no Clube Independente.
    Iniciativa louvável a sua com este "blog", meus parabéns, e lendo parte da matéria publicada já me sinto ajudado, mesmo tendo meus 11 anos de traqueostoma.
    Parabéns, nos encontraremos com certeza e trocaremos experiências junto com este Grupo de Apoio fantástico do HSRita.
    Lirio José.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito interessante essa matéria

    ResponderExcluir