quinta-feira, 29 de agosto de 2013

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO - 29 DE AGOSTO.





      Hoje 29 de agosto de 2013, dia de meu aniversário e estou completando 68 anos, e também o "DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO".
      Eu tenho a certeza, hoje, que a causa principal para o câncer de laringe que me levou a ser um Laringectomizado Total, foi o fumo, pois eu fumei durante 42 anos e muitas foram às vezes que cheguei a fumar mais de duas (2) carteiras de cigarros por dia. Quanto à bebida alcoólica que também é um dos fatores de risco para o câncer de laringe, sempre bebi moderadamente e socialmente, pois ficar sem tomar bebida alcoólica não era nada difícil, no entanto, antes da cirurgia tentei varia vezes deixar de fumar e não consegui.
      Uma semana antes da cirurgia parei de fumar, e hoje um ano após, continuo sem fumar e sem a mínima vontade de fumar e não foi necessário o uso de medicamento.
       Muitas vezes me pergunto, por que não deixei de fumar quando o meu pai, hoje com 96 anos, me dizia: "meu filho para de fumar, pois parar de fumar e só ter boa vontade e principalmente vergonha na cara". Talvez se eu tivesse seguido o que ele me dizia, hoje eu não estaria passando por tudo que tenho passado.
       Peço a todos que estiverem lendo este depoimento, especialmente os fumantes, que assistam o vídeo: “DEIXEM DE FUMAR”, aproveitem hoje que é o dia Nacional de Combate ao Fumo.
      Este vídeo é um depoimento que eu gravei para uma palestra ministrada pela psicóloga Daniela Helena Muller, integrante do “GALA”, sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto).
      Para quem não conhece o que é a VOZ ESOFÁGIA, está aí à oportunidade de ver o que é voz esofágica.
      Eu quero melhorar a minha voz, pois usar a voz esofágica requer muitos exercícios e orientação de um (a) Fonoaudiólogo(a), e nós que participamos do “Gala” Grupo de Apoio ao Laringectomizado, contamos com o apoio de ótimas profissionais.

                            Osório José Amandio

      
              

                                   




Um comentário:

  1. Osório, a sua voz esofágica esta muito boa, dá para entender perfeitamente o que você fala. Luiz Otávio

    ResponderExcluir