terça-feira, 15 de abril de 2014

DIA MUNDIAL DA VOZ - 16 DE ABRIL


                                               A IMPORTÂNCIA DA VOZ



                        Nós só vamos dar a real importância para voz depois que a perdemos. Eu posso dizer isso com muita convicção, pois há praticamente dois anos, quando foram retiradas as minhas pregas vocais, por causa de um câncer de Laringe, vi o mundo desabar sobre minha cabeça, pois na condição de advogado, fiquei sem uma das ferramentas fundamentais na minha profissão, para poder exercer as minhas atividades.


                        No entanto, hoje com a orientação das abnegadas Fonoaudiólogas do “GALA” Grupo de Apoio ao Laringectomizado e com  muitos exercícios, estou me comunicando com a voz esofágica, porém com algumas limitações e dificuldades, sendo ainda bastante complicado.

                         A voz tem uma grande importância social, pois a voz é o principal meio pelo qual os homens se comunicam entre si. Por esta razão, devemos ter um cuidado especial com a homenageada deste dia.

                        A voz esofágica é uma maneira de falar que substitui a voz laríngea (normal) e é produzida pela expulsão do ar que vem do esôfago, que ao fazer vibrar as paredes esofágicas, forma um som e este som se transforma em sílabas, palavras, frases.
                        É importante ressaltar que não devemos confundir o ar que vem dos pulmões, pois este entra e sai pelo “traqueostoma”, com o ar que vem do esôfago e que entra e sai pela “boca  e nariz”. Hoje nós Laringectomizados temos dois condutos independentes, por essa razão, precisamos aprender a sincronizar a fonação com a deglutição do ar e não como a respiração como era anteriormente.
                                                                




                        Este vídeo é uma manifestação sobre a importância da voz.







Nenhum comentário:

Postar um comentário